Capacitar para Agir

9 Outubro, 2019

O mercado de trabalho está em constante evolução, com tecnologias e técnicas a serem produzidas a um ritmo imparável. Isto cria, nos trabalhadores, uma necessidade imensa de desenvolvimento pessoal e profissional, de forma a poderem acompanhar essas exigências. Deste modo, a capacitação é uma ferramenta chave para qualquer profissional que se queira manter ao corrente da atualidade vivida nas empresas e no mercado.

Assim sendo, o próximo passo é claro: é necessário encontrar uma forma de receber essas atualizações. A sua concretização é simples, e passa pela frequência de formações sobre as mais variadas temáticas, tendo a capacitação papel de destaque nesta aprendizagem. É sabido que podemos optar por diferentes tipos de cursos, havendo opções de longa e de curta duração. Todavia, antes de optarmos devemos fazer uma análise cuidada, para perceber não só as vantagens de cada um, mas também quais os que têm objetivos mais alinhados com o que pretendemos para nós e para o nosso caminho profissional.

Efetivamente, os cursos de longa duração são cursos tradicionalmente mais extensos, com um amplo leque de temáticas e em que os planos curriculares contemplam uma grande componente teórica. Estes cursos revelam-se bastante interessantes se estivermos a pensar investir numa formação a longo prazo, com vista à primeira entrada no mercado de trabalho em determinada área. Por outro lado, os cursos de curta duração, além de terem como característica a capacitação num menor espaço de tempo, focam-se bastante numa componente mais prática, com conteúdos mais focalizados para estender e especializar os conhecimentos dos profissionais, na área em que exercem a sua profissão, ou numa nova, se quiserem considerar a mobilidade como uma opção.

Assim, para profissionais que pretendam manter-se atualizados e obter um diferencial competitivo no seu currículo, os cursos de curta duração são uma excelente opção. Este tipo de capacitação dá inúmeras ferramentas úteis, ao nível de hard e soft skills, que permitem que, no fim do dia, os profissionais tenham uma formação mais completa e estejam mais habilitados para cumprir com certas exigências. A possibilidade rápida de aplicação faz com que estes cursos tenham um retorno a curto prazo ou imediato. A capacitação em temáticas como liderança ou gestão de projetos permitem também a possibilidade de ascensão na carreira dentro da organização onde já se atua.

Na MY CHANGE sabemos que este tipo de capacitação é importante e reconhecemos as suas vantagens para os profissionais. Deste modo, apostamos em aumentar conhecimentos, em desenvolver habilidades práticas nos profissionais que contactam connosco e em capacitar para o desenvolvimento pessoal e profissional a curto prazo.  Após estes cursos, os profissionais sentem-se mais fortes e confiantes e podem alargar o seu leque de atuação. Confiamos que as nossas capacitações ajudam as pessoas a tornar-se profissionais ainda mais completos, sendo que poderão colher frutos destas capacitações ao longo de todo o seu percurso futuro. E acreditamos, acima de tudo, no auto desenvolvimento e na mestria como importantes fatores de motivação.