Design Thinking: Uma metodologia para Designers apenas?
Num contexto económico em que as Equipas de Trabalho e Projeto são, cada vez mais, constituídas por pessoas com diferentes formações, nacionalidades e experiências, os conhecimentos têm maior mobilidade com os devidos ajustes entre áreas.
Dito isto, os conhecimentos e ferramentas de elevada utilidade e aplicabilidade deixam de ser apenas de uma área para serem replicadas e utilizadas na resolução de problemas que pertencem a setores e áreas que não os seus originalmente. Um caso dessa replicação é disseminação do conhecimento do Design Thinking que surgiu na área do Design enquanto metodologia e forma de pensar os problemas. Ele tem a virtude de conjugar as necessidades das Pessoas, o que é viável para o negócio e fiável em termos tecnológicos atualmente é aplicado na área de Business, Change Management, resolução de problemas em muitas áreas, nomeadamente em Serviços de Consultoria Estratégica, de Saúde, Educação e Recursos Humanos.
Ciente da importância e utilidade desta ferramenta, a MY CHANGE, na passada sexta-feira (27 de julho) participou numa formação de consolidação em Design Thinking onde todos os Colaboradores amplificaram os seus conhecimentos sobre esta metodologia, inicialmente num momento mais expositivo e que posteriormente se transformou numa atividade prática e de criatividade onde todos foram convidados a pensar fora da caixa.
A acrescentar que o ambiente Design Thinking promove a inteligência coletiva das Organizações, é “fun” e a MY CHANGE é uma facilitadora destes momentos nas Organizações suas clientes.