“WE ARE BOSCH” – UMA MISSÃO DESAFIANTE

12 Outubro, 2017

Com o propósito de promover o alinhamento e a apropriação da Missão da BOSCH – “We are BOSCH”pelos seus colaboradores, a My Change, Consultora especializada em Change Management, acolheu com entusiasmo o desafio lançado por Nathalia Pessôa, Diretora de Comunicação Institucional da BOSCH Portugal.

A expetativa era grande, pois tratava-se de envolver todas as Equipas da BOSCH em Portugal (cerca de 4.300 Colaboradores), de forma presencial e num período de tempo relativamente curto.

Para responder a este objetivo foi selecionada a metodologia Smart Learning Map, uma ferramenta poderosa quando se pretende um formato muito participativo, em que cada participante é convidado a conhecer, debater e dar o seu contributo em torno de um tema estratégico para a organização.

A metodologia pressupõe a preparação de Facilitadores Internos, isto é, após a conceção dos materiais de suporte, são formados agentes de mudança – Líderes e/ou Colaboradores a quem é atribuída a missão de desmultiplicar as mensagens estratégicas junto de todo o universo de Colaboradores.

Decorrente desta premissa, a My Change preparou, no primeiro trimestre de 2017, 120 Facilitadores internos de Aveiro e Braga que, por sua vez, dinamizaram os Smart Learning Maps junto das equipas das suas Unidades de Negócio.

Em setembro, e fruto de um novo desafio lançado, a My Change realizou uma sessão de apropriação destinada a 130 Colaboradores da BOSCH Lisboa. No final do mesmo, foi solicitado à Dr.ª Nathalia Pessôa que partilhasse a sua visão sobre o contributo da My Change:

 

Como descreve a experiência de colaboração com a My Change?

A My Change trouxe um contributo essencial para a gestão da mudança na Bosch. Com a técnica do learning map, os consultores dedicados ao projeto conseguiram superar o desafio de comunicar com públicos tão distintos como engenheiros e operários do chão de fábrica, homens e mulheres, pessoas de várias idades e diferentes níveis de literacia. Com a ajuda da My Change, fomos para além da comunicação habitual e mostrámos aos nossos colaboradores como pode ser divertido aprender mais sobre a nossa missão “We are Bosch” e também como podem, eles próprios, contribuir ativamente e serem parte da mudança.

 

O que gostaria de salientar nesta parceria?

O trabalho com a My Change foi realmente uma parceria. Não o poderia dizer de outra forma. Isto porque, por um lado, os consultores preocuparam-se em conhecer melhor a Bosch, a realidade dos nossos colaboradores. Por outro, incluíram-nos no processo de construção da atividade como se fossemos, nós próprios, parte da equipa. Não foi um projeto “chave na mão”, mas uma solução construída em conjunto e adaptada à nossa realidade. E essa é verdadeiramente a melhor forma de trabalhar: todos somos parte de uma mesma equipa e todos temos o mesmo objetivo.

 

Recomendaria a My Change a outras Empresa/Organizações?

Definitivamente sim. O profissionalismo e know-how dos consultores da My Change será certamente uma mais-valia para empresas/organizações maduras e que estejam à procura da excelência na gestão da mudança.

É nossa convicção que a experiência e o know-how desenvolvidos ao longo dos 11 anos de existência pela My Change foram um importante fator que a BOSCH valorizou e que foi colocado ao seu serviço. Resta-nos agradecer a disponibilidade e colaboração da Dr.ª Nathalia Pessôa  e de toda a Equipa da BOSCH e a confiança  depositada na My Change.