Mentoring: O Valor da Partilha

28 February, 2020

Qualquer organização que queira manter-se competitiva tem que ter uma prioridade no dia-a-dia: o desenvolvimento do seu capital intelectual. Existem vários processos que têm o objetivo de fazer com que os colaboradores desenvolvam as suas competências e, consequentemente, se valorizem, a si mesmos, e à sua empresa. Quando integramos uma empresa é extremamente importante que possamos ter acompanhamento, sendo que esse acompanhamento deve manter-se ao longo dos primeiros tempos para que a evolução e sucesso na organização seja o mais natural e ágil possível.

Uma das opções para conseguir este acompanhamento é o mentoring. Este baseia-se na passagem de conhecimento a partir da experiência de um mentor que orienta e questiona o mentorado, servindo de inspiração para a procura de novas soluções que possam ajudar a pessoa, nos seus desafios concretos. O mentor não define as etapas que se devem seguir para concretizar os objetivos, é antes alguém que, com base naquilo que experienciou, partilha algumas ferramentas e estratégias que poderão ajudar a ultrapassar certos desafios profissionais. Poderá elucidar o mentorado sobre questões relativas ao trabalho ou até à própria organização para a qual trabalha, ajudando-o a crescer e a evoluir. Neste sentido, o mentoring é uma ferramenta não só de crescimento individual, mas também organizacional, uma vez que ao valorizar os profissionais acrescenta também um valor imenso à empresa.

Esta modalidade de aprendizagem vem acompanhada de várias caraterísticas, tais como um acompanhamento ajustado às necessidades de cada pessoa, a retenção de conhecimento e de experiência na empresa, o melhor aproveitamento dos talentos diversos, o desenvolvimento eficaz e eficiente de líderes aquando da evolução funcional e a redução de custos com a formação.

Apesar de muitas das relações de mentoring surgirem naturalmente, uma organização poderá optar por implementar um programa de mentoring formal e estruturado que estimule a partilha entre colaboradores.  Tipicamente, os elementos mais experientes numa área apoiam outros mais inexperientes. Um programa deste género revela particularmente a sua utilidade em situações de promoção a um cargo com responsabilidades superiores às atuais, ou de contratação de novos colaboradores, que precisam de entender como funciona a organização e qual é a sua cultura, de forma a mais rapidamente se poderem integrar.  Os valores e as crenças implícitos de uma cultura organizacional influenciam a forma como os colaboradores reagem ao processo de aprendizagem. Logo, ao tornar esse tema um dos focos da sua organização, estará a criar um ambiente propício ao desenvolvimento destes processos que trazem consigo tantos benefícios.

A MY CHANGE acredita que recorrendo a mentores os processos na organização são facilitados e irão atingir melhores resultados. Sabemos, também, que muitas das vezes as empresas necessitam de auxílio para traçar estes programas, de forma a extrair todas as potencialidades dos mesmos. Deste modo, posicionamo-nos como experts e muito inovadores no apoio que damos aos nossos clientes através de programas de mentoring personalizados para as suas organizações. Fazemos um  diagnóstico de necessidades, percebendo quais os colaboradores que podem ser mentores e capacitando-os para tal. Comprometemo-nos a traçar a melhor solução para que ambos, mentor e mentorando retirem o máximo da experiência, desenvolvendo-se enquanto profissionais e ajudando a empresa a crescer.