A RESISTÊNCIA À MUDANÇA
“The secret of change is to focus all of your energy not on fighting the old, but on building the new.”
Socrates
Sabemos que, muitas vezes, as mudanças nas organizações são recebidas com resistência. Num artigo de renome de Kotter e Schlesinger, “Choosing Strategies for Change”, são apresentadas várias estratégias para ultrapassar as resistências à mudança, e são, ainda, referidas algumas vantagens e limitações de cada estratégia. Mas afinal o que leva as pessoas a resistirem?
- Desejo de não perder algo de valor;
- Compreensão errada da mudança e das suas implicações;
- Crença de que a mudança não faz sentido;
- Falta de tolerância generalizada para a mudança.
Na TED Talk de Jim Hemerling é abordada uma perspetiva que nos faz refletir sobre as diferenças na forma como, por vezes, encaramos as mudanças na nossa vida e nas nossas organizações.
Lembra-se da forma como aquele amigo contou a história do hobby antigo que tinha recentemente retomado? E daquele que começou a treinar para uma maratona? Muitas vezes, estas histórias são contadas com um enorme entusiasmo, isto porque, segundo Jim Hemerling, a auto-transformação capacita-nos para, energiza-nos! E a transformação nas organizações? Como falamos dela? Como a encaramos?
Jim Hemerling propõe 5 estratégias para tornar este processo mais empowering e estimulante. Curiosamente, o princípio transversal a todas estas estratégias é: “Pôr as pessoas em primeiro lugar”. Este é um dos segredos para ultrapassar as resistências à mudança e é um dos grandes pilares de intervenção da MY CHANGE, algo que nos orgulha muito porque somos apaixonados por Pessoas!
Fale connosco para saber mais!