Para além de uma abordagem de Recursos Humanos: O papel estratégico da Gestão da Mudança
A conjuntura em que vivemos está envolta em constantes mudanças, muito por causa da difusão da informação e do avanço das tecnologias, que não nos deixam tirar o pé do acelerador e nos obrigam a reinventar o que está à nossa volta, de forma constante. No mundo empresarial não é diferente. O tempo em que um gestor de uma organização podia ambicionar ter elevada estabilidade e ainda assim obter bons resultados, já passou. Nos dias que correm, as organizações de sucesso não podem ter apenas planos anuais, em relação aos quais se pretende fazer poucas alterações. A globalização veio trazer a mudança como condição de sobrevivência e impor que apenas as empresas em constante movimento e aprendizagem tenham sucesso.
Efetivamente, traçar um plano estratégico para a empresa é fundamental para obter retorno positivos, no entanto este plano não pode ser estático. Pelo contrário, os planos estratégicos das empresas devem já antever que, ao longo do tempo, serão necessárias adaptações, porque algo de novo irá surgir, entretanto, no contexto. Assim, a estratégia de qualquer empresa deve contemplar uma compreensão profunda acerca da mudança, da necessidade de novas aprendizagens, e do alinhamento que estas virão a ter com cultura, com os valores e com o clima da empresa.
As mudanças que surgem podem, em grande parte, ser antecipadas e devidamente acompanhadas, para uma correta gestão das mesmas. Deste modo, é fundamental que os novos objetivos corporativos sejam aprendidos por todos. Começando pelo topo da organização, o líder tem que interiorizar a mudança e preparar-se para apoiar os outros na compreensão da mesma. Em seguida há que envolver todos, tornando-se fundamental que toda a gente que vai ser afetada pela mudança esteja atenta, alinhada e saiba qual a sua missão especifica. O passo seguinte é descodificar a mudança e posteriormente renovar o sentimento de pertença, comunicando novas mensagens de forma positiva. Como consequência poderá haver necessidade de ajustamentos na cultura, que terão que ser avaliados. A partir daí ir-se-á ambicionar agir segundo o novo paradigma.
Nas organizações devemos procurar ter e formar líderes que saibam interpretar, descodificar e comunicar a mudança, e que estimulem uma cultura em que cada colaborador melhora a cada dia, através de novas aprendizagens e da procura do crescimento constante. Querem-se líderes que se foquem nas capacidades dos liderados, uma vez que estas são um dos motores mais importantes para acompanhar as mudanças que vêm de fora, bem como trazer novos inputs para a empresa melhorar.
Na MY CHANGE somos especialistas em gestão de mudança e somos certificados para agir de forma competente e experiente nesta matéria. Somos parceiros de confiança, aptos a diagnosticar o estado atual da organização e a perceber qual a melhor forma de implementar a mudança, passando por todas as fases, desde a implementação à gestão e ao follow up. Na MY CHANGE acreditamos que a mudança faz parte da vida e é aquilo que nos permite evoluir, e é esta visão que partilhamos com quem a nós recorre, capacitando para construir uma cultura que está pronta a adaptar-se a qualquer desafio que surja.